Procura pelo cartão SUS tem sido grande em Paranaguá

O cartão SUS tem grande importância no momento das consultas médicas e aplicação de vacinas. Crédito da Foto: Prefeitura de Paranaguá.

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O cartão SUS tem grande importância no momento das consultas médicas e aplicação de vacinas, especialmente durante o período de imunização contra o coronavírus. A pessoa que vai receber a vacina contra a Covid-19 é cadastrada em um sistema veiculado ao Ministério da Saúde, onde devem estar informações como: Nome, endereço, função, idade, entre outros dados. Tais informações já estão registradas no cadastro do Cartão SUS de cada cidadão, o que reforça a importância do documento no momento da imunização.

A equipe de jornalismo do portal E+ Notícias, entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Comunicação, que a partir de dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, orienta os parnanguaras, sobre quais são aos documentos necessários para fazer o cartão SUS e onde ele deve ser feito.

Procura pelo cartão SUS tem sido grande.
Crédito da Foto: Prefeitura de Paranaguá.

“É necessário documento original com foto (pode ser também certidão de nascimento ou ainda certidão de casamento), CPF, Comprovante de residência e telefone para contato. O cartão pode ser feito nas unidades básicas de saúde e também há um ponto itinerante localizado no Módulo da GCM em frente ao Palácio do Café”.

Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Comunicação, a procura pelo cartão SUS tem sido alta na cidade. “Com a chegada de vacinas contra a Covid-19 e a importância de apresentar o Cartão SUS no ato da aplicação do imunizante, muitas pessoas que não possuíam o documento de abrangência federal ou não haviam atualizado os dados, tem procurado o serviço”.

“É importante lembrar que o documento tem validade em todo o país e a apresentação do mesmo, é uma exigência do Ministério da Saúde para consultas, vacinas, entre outros procedimentos oferecidos aos cidadãos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, finalizou a Secretaria Municipal de Comunicação.