Acordar cedinho, tomar um café delicioso, encontrar amigos e voltar para casa com sacolas recheadas de produtos naturais, fresquinhos e saudáveis. Essa é a rotina que não pode faltar aos sábados na vida dos frequentadores da Feira do Agricultor ou Feirinha da Catedral em Paranaguá.
A Feira foi inaugurada oficialmente no dia 18 de maio de 1991, ou seja, em 2023 ela completou 32 anos. Naquela época, os produtores rurais de Paranaguá não possuíam um lugar, um espaço, para expor seus produtos. Foi aí, que o comerciante Pedro Inácio Mendonça foi convidado pelo então Padre José Miguel, da Catedral, para realizar uma feira no local, convocando outros feirantes. O padre ofereceu lugar para que eles guardassem as barracas e permitiu o uso dos banheiros, foi assim que tudo começou. O primeiro grupo contava com dez feirantes, esse número cresceu ao longo dos anos e hoje são 21 barracas diversas.
Nestas barracas todo tipo de produto é encontrado: frutas, legumes, verduras, artesanato, prestação de serviços como afiação de alicates, lanches, sucos e muito mais.
E para que a celebração dos 32 anos não passe em branco, um evento comemorativo está sendo programado para esse sábado, dia 26 de agosto.
O mês de agosto foi escolhido porque a colheita é boa e consequentemente a oferta e qualidade dos produtos agrícolas é melhor. Aliás, é esse o grande diferencial da Feira da Catedral: produtos frescos, selecionados, livres de agrotóxicos e provenientes da nossa região, o que contribui com a geração de emprego e renda para nossa população.
A programação festiva do sábado começa às 6 da manhã, já no raiar do sol, e deve seguir até meio-dia. A programação será diversificada, terá sorteio de brindes, atividades para as crianças, cama elástica, apresentações artísticas, além disso, as barracas estarão enfeitadas para receber os visitantes.
“Teremos quatro bolos grandes para distribuir entre o pessoal, cama elástica, algodão doce, decoração especial, contamos com a participação em massa da população e aproveitamos desde já para agradecer os clientes, especialmente os que estão com a gente todos esses anos”, destaca Ferreira, um dos organizadores.
A feirante Inês Aizawa, conhecida também como Inês do suco, é mais que uma comerciante da feira, ela é uma atração. A simpatia com que atende a clientela é a sua marca registrada.
“Na verdade, a feira já completou 32 anos no dia 18 de maio de 2023, mas nosso técnico agrônomo do Emater, sugeriu que os agricultores fizessem a festa no mês de agosto, porque tem variedade de produção e em grande quantidade: verdura, legume e tubérculo. Todos são bem-vindos e além dessas dessas barracas, também tem as barracas do peixe, do queijo, iogurte, picolé, barraca dos salgados e muito mais”, destaca Inês.
Ela completa. “E ainda tem a barraca do suco natural da japonesa que estará enfeitada com decoração oriental. Você também está convidado para vir com um traje típico, seja ele holandês, seja italiano, francês, libanês, japonês, venha compartilhar essa alegria conosco”.
Frequentar a Feira da Catedral é um programa inadiável para muitos parnanguaras, como é o caso do Christian Barbosa.
“Eu gosto de comprar na feira porque as vantagens são muito grandes. Além de economizar, eu encontro mais opções e produtos mais frescos. É importante buscar os produtos direto de quem cultiva porque são produtos mais saudáveis provenientes da agricultura orgânica. E ainda valorizamos o mercado local fortalecendo os nossos agricultores”, completa Christian.
A Feirinha começa às 6 horas dos sábados e as barracas são montadas no Largo Iria Corrêa, fundos da Catedral Diocesana, no Centro Histórico de Paranaguá. Vale a pena prestigiar!
“É um trabalho importante, gera emprego, renda, inclusão social, melhoria da qualidade de vida, além disso, valoriza os produtos daqui do município e região”, finaliza a organização da feira.
Fotos: Redes Sociais