Projeto ‘Crianças Aprendem o Que Vivenciam’ leva Festival de Capoeira às escolas públicas de Paranaguá

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Entre os dias 20 e 21 de outubro, cerca de 300 estudantes de escolas públicas participarão da 13ª edição do Festival Nacional da Arte Capoeira. Realizado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela empresa Cattalini Terminais Marítimos, o evento tem o objetivo de fortalecer e disseminar uma das mais significativas manifestações culturais brasileiras.

O evento contará com uma programação diversificada que inclui oficinas, o tradicional batizado, troca de cordas e rodas de capoeira. Tais atividades são fundamentais para o fortalecimento da tradição e prática da capoeira no Brasil. A produção fica por conta da Despertarte, com o apoio da Abadá Capoeira e do Projeto Crianças Aprendem o Que Vivenciam.

Atualmente, as instituições que participam são o Colégio Estadual “Bento Munhoz da Rocha Neto” e as Escolas Municipais “Randolfo Arzua”, “Costa e Silva” e “Campo Amparo”. Também se unem ao projeto as escolas “Profª Eloina Loyola de Camargo Viana” e “Profª Arminda de Souza Pereira”.

O Papel do Projeto “Crianças Aprendem o Que Vivenciam”

Esse projeto tem como foco fortalecer a cultura brasileira, valorizando a cidadania, o bem-estar e a saúde dos alunos por meio da prática esportiva e de atividades corporais. As aulas são ministradas por instrutores credenciados e experientes, acontecendo nas próprias escolas, no contraturno e de forma gratuita.

O patrocínio da Cattalini Terminais Marítimos é crucial para a realização do evento, especialmente porque acontece em escolas que fazem parte do projeto que a própria empresa patrocina. Essa parceria ressalta a importância da união entre setores público e privado na valorização da cultura nacional.