Projeto de Jiu-Jítsu em Guaraqueçaba tem mudado vidas através do esporte

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Escola de Jiu-Jítsu Gracie Barra Guaraqueçaba / Team Guara tem mudado vidas em Guaraqueçaba através do esporte. O idealizador é o professor de jiu-jítsu e também 2º Sargento da Polícia Militar Silvestre Lopes.

“Iniciei no esporte em 2010, em Curitiba com intuito de atividade física em busca de boa saúde e equilíbrio emocional, já que a vida de policial na capital é muito pegada. Depois participei de vários campeonatos internacionais (international Open) pelas capitais do Brasil e conquistei vários títulos importantes como Campeão brasileiro no Rio de janeiro, Sul brasileiro em Florianópolis, Sul Americano em Vitória no Espírito Santo, Open de São Paulo, Open de Fortaleza, entre outros. Foi tão intenso que sonhava em fazer um guaraqueçabano como eu sentir tudo aquilo que passei”, conta Silvestre.

A ideia de abrir uma academia para ensinar o esporte em Guaraqueçaba surgiu por acaso e de forma despretensiosa.

“Durante um café da tarde em Guaraqueçaba, quando passava para visitar meus pais, eu falei com minha mãe e ela disse para eu abrir uma academia lá para que eu ajudasse jovens e foi aí que prometi a ela que isso aconteceria. Em 2019 eu dei início com 10 amigos do meu filho em uma sala emprestada. Tempo depois, minha mãe veio a falecer devido a um AVC pós cirurgia cardíaca, foi aí que me dediquei ainda mais”.

Silvestre continua.

“Convidei jovens que não tinham uma boa conduta na sociedade para as aulas e fui tendo resultados positivos, transformando esses jovens e recebendo vários bons elogios de pais e familiares da transformação deles. Aluguei com meu próprio salário um espaço bacana e inaugurei a franquia que me formou da faixa branca a preta, a Gracie Barra. Ela une a filosofia da Arte Marcial em formar bons cidadãos com a excelência em metodologia. Aos poucos o resultado foi expandido.

Podem participar das aulas pessoas a partir de 8 anos, a escola fica na Rua Paula de Miranda, 09, no centro da cidade e existe uma grade horária mensal com pelo menos três dias na semana da prática de jiu-jítsu que inicia com aquecimento, alongamento, relaxamento, técnica de queda e técnicas de solo. Atualmente o projeto social Team Guara conta com o apoio da Prefeitura de Guaraqueçaba, através da Secretaria de Esportes.

“Há custo, uma taxa apenas, para aqueles que possuem condições financeiras e fazem parte da Gracie Barra já para quem não possui condições, é gratuito, utilizando a mesma instalação e metodologia da Gracie Barra Guaraqueçaba aí chamamos de alunos do Team Guará. Mas, com cuidado para não separar os ideais. Os que ajudam com taxas, utilizamos para custear aluguel, materiais de higiene e manutenção. Quem tiver interesse é só entrar nas páginas das redes sociais como Instagram e Facebook “Gracie Barra Guaraqueçaba” finaliza Silvestre.

PARCEIROS