Projeto leva oficina de arte e cidadania até Colégio Estadual de Paranaguá

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Em Paranaguá, o Colégio Estadual José Bonifácio está recebendo até o dia 2 de setembro, as ações do Projeto Fazendo Arte, Tecendo a Vida.

Durante os dias de realização, quatro turmas do Colégio poderão acompanhar uma oficina de pintura com a artista plástica Janete Mehl e outra oficina sobre a importância da cultura da preservação do patrimônio público com a restauradora Tatiana Zanelatto e os atores da Trupe da Saúde. Além disso, os estudantes ainda terão a oportunidade de participar da pintura de um mural com a artista Luciana Gnoatto.

Foto: Redes Sociais

O Projeto Fazendo Arte é realizado pela ONG Unicultura e a Trento Edições Culturais, o objetivo é instigar nos alunos de escolas dos municípios, a importância da consciência histórica e através dela inibir a depredação e o vandalismo de bens culturais públicos.

Para que isso aconteça, o projeto realiza oficinas de arte com sensibilização estética e educação patrimonial e promove a criação de murais em escolas públicas com a participação de artistas plásticos e da comunidade escolar.

No Paraná, as cidades de Paranaguá, Araucária, Matelândia, Cascavel, Curitiba e Foz do Iguaçu e, em Santa Catarina, as cidades de Florianópolis e Curitibanos recebem de agosto a dezembro as atividades do projeto.

O Fazendo Arte, Tecendo a Vida é viabilizado por meio da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução com patrocínio da Greca Asfalto, Worker, Fertipar, LAR, Berneck, BR Fértil, Random – Rodo Paraná, Timber, Saporiti, Yticom, Frimesa, Sysmex e Itambé.

A diretora auxiliar do Colégio Estadual José Bonifácio, Rosana Ramirez, falou sobre a importância da iniciativa e avaliou como está a aceitação dos alunos.

“É um projeto muito bacana, desperta o lado criativo dos estudantes, desperta também o interesse pela arte e pela cultura, ou seja, é maravilhoso. Aqui no Colégio foi executado com os alunos do 1º ano integral e eles amaram! Puderam expressar seus sentimentos e sonhos no papel através do desenho/pintura. É muito importante dar esse espaço para que os alunos mostrem sua criatividade”, pontuou a educadora.

Acompanhe o calendário do projeto:

Paranaguá – 27/08 a 02/09
Araucária – 02/10 a 06/10
Florianópolis – 15/10 a 21/10
Curitibanos – 22/10 a 28/10
Curitiba – 06/11 a 10/11
Cascavel – 12/11 a 18/11
Matelândia – 19/11 a 25/11
Foz do Iguaçu – 26/11 a 02/12