Projeto Meninas e Meninos da Vila muda vidas através do esporte

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Desde novembro de 2019, o Projeto Meninas e Meninos da Vila desenvolvido no bairro Beira Rio em Paranaguá, tem mudado vidas através da prática do futebol. Participam uma média de 100 crianças na parte da manhã e da tarde.

O objetivo da iniciativa, criada pelo morador do bairro Cristakis de Freitas, conhecido como “Pico” é ocupar o tempo ocioso das crianças da região e proporcionar mais qualidade de vida.

“Costumamos dizer que mantemos o projeto pela “graça de Deus”, temos apenas ajuda das mães das crianças e de pessoas maravilhosas que aparecem pelo caminho. A principal intenção do projeto é ocupar o tempo ocioso das crianças do bairro. Tudo começou quando quebraram o braço do meu filho jogando bola com os adultos, aí percebi que tinha que tomar uma providência, começou como uma brincadeira e aos poucos virou um projeto”.

Para participar é preciso estar estudando, ter notas boas, não faltar na escola, além da força de vontade, segundo o criador do projeto. Pico destaca ainda que são vários os benefícios que as aulas de futebol têm trazido para os meninos e meninas.

“Hoje em dia eles estão com o comportamento muito melhor, disciplinados. O projeto mudou a vida deles e a minha também, pois os tenho como meus filhos. Eu quem toco o projeto, não tenho apoio político, nem de presidente do bairro, nada. O projeto é sem fins lucrativos apenas para ajudar mesmo”.

A maior preocupação de Cristakis é com relação ao café da manhã que é servido aos meninos. Os gastos são diários e bancados apenas através da solidariedade de terceiros.

“Temos o gasto do café, já vi muitas crianças desmaiarem, passarem mal por treinar com fome. Estou passando por momentos difíceis, claro que preciso de uma ajuda, só de pão no café da manhã são em média 100 por dia, fora o suco, entre outros. Eles receberam até uma proposta para jogar bola fora de Paranaguá, mas estão cobrando 40 reais por atleta e infelizmente não podemos bancar isso no momento. Não desisto porque esse projeto é a coisa mais linda do nosso bairro, só vendo mesmo”, diz orgulhoso o treinador.

Para obter mais informações sobre o projeto e sobre como colaborar, basta entrar em contato com Pico através do número: (41) 9 8428- 3009.