Projeto vai proporcionar passeio gratuito de Maria Fumaça aos estudantes de Antonina

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Uma iniciativa que visa unir diversão ao conhecimento sobre história e cultura local, será colocada em prática nesta sexta-feira (25), em Antonina.

O projeto Trilhos do Conhecimento, realizado através de uma parceria entre a Prefeitura e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), vai oferecer um passeio de Maria Fumaça, também chamada de Trem Caiçara, aos alunos da APAE e da Rede Municipal de Ensino.

O passeio tem como objetivo proporcionar aos alunos, conhecimentos culturais, ambientais, turísticos e históricos da região onde vivem, ao mesmo tempo que funciona como um momento de descontração e integração entre eles.

Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) embarcam às 9 horas no dia 25. Já às 14 horas é a vez dos alunos da Rede Municipal de Ensino. A ação não terá custo algum.

“Trata-se de uma parceria entra a Prefeitura de Antonina e a ABPF, que administra o Trem Caiçara. Ela vai propiciar que os alunos da Rede Municipal de Ensino e da APAE, façam passeios gratuitos com a presença de um educador patrimonial. Ele contará histórias da ferrovia e da cidade que terão como objetivo, além da formação cultural das crianças, a promoção do turismo no município”, explica Marcelo Gomes, Secretário Municipal de Comunicação.

O Secretário também reforça a relevância da iniciativa. “É de extrema importância, pois possibilita que os alunos conheçam a história e saberes de Antonina, desperta nas crianças uma noção de pertencimento e valorização de sua história e ainda contribui com sua formação cultural”, completa ele.

O passeio do Trem Caiçara é realizado com a locomotiva a vapor Mogul nº 11, fabricada em 1884. É a única Maria Fumaça operando em todo o Estado do Paraná e a mais antiga ainda em operação no Brasil. Ela voltou a funcionar em 2020 após 30 anos parada.