Projeto “Xadrez para Todos” vem descobrindo talentos em Paranaguá

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O projeto “Xadrez para Todos”, idealizado pela professora Isabela Ribeiro Ferreira, vem ocupando o tempo ocioso de crianças e jovens da cidade. Além de auxiliar nos estudos, pois torna o raciocínio mais rápido, muitos talentos estão sendo descobertos com o projeto.

Os treinos acontecem na Escola Edinéa Garcia, no bairro Jardim Samambaia. As aulas são ministradas nas sextas-feiras das 17h30 até às 18h10, para os iniciantes e das 18h10 até às 19 horas para os alunos do xadrez básico.

Atualmente participam 22 crianças e adolescentes de 5 anos até 14 anos. Alunos de qualquer instituição de ensino podem participar, pois a Escola Edinéa empresta o espaço e o trabalho da professora Isabela é voluntário, acontece após seu expediente na Rede Municipal de Ensino.

“O objetivo do projeto é ensinar o xadrez para todos que querem aprender e divulgar o esporte para a nova geração. Os interessados podem ir direto na escola, nas sextas-feiras durante o horário do treino ou chamar no Whatsaap: (41) 98492-1509”, explica a professora Isabela.

“Estamos formalizando a Associação de Pais e Enxadristas de Paranaguá – Apexpar. Como eu ensino o xadrez básico, então ganhamos um parceiro, Luiz Francisco Santana Junior, da escola Kings English School, que ofereceu bolsas para os alunos mais avançados que vão para o primeiro o Campeonato Brasileiro de Xadrez, um campeonato oficial da Confederação Brasileira da modalidade”, ressalta Isabela.

De acordo com a professora, para o que o projeto possa expandir ainda mais toda ajuda é bem-vinda, tanto por parte do empresariado como da comunidade em geral.

“Estamos buscando patrocínio para irmos nos torneios, hoje temos o apoio do Mestre de Xadrez Adalberto Araújo. Também pretendemos ir para o Campeonato Brasileiro de Xadrez, que será em Teresina/Piauí e toda ajuda é importante. O contato pode ser feito pelo telefone 41 98492-1509 ou pela página Apexpar, no Facebook”, finaliza a professora Isabela.

Torneios que já participaram:

● 2017- Torneio de Xadrez – IFPR- Paranaguá
● 2018- 4 etapas Circuito Xeque-Mate – Curitiba
● 2018- Torneio Sesc Caiobá – Caiobá
● 2018 – Copa de xadrez escolar Municipal – Paranaguá
● 2018- Copa de xadrez escolar Nacional em Brasília
● 2018- Xadrez Rápido Tijucas Do Sul – Memorial Marcus Deckert – Tijucas
Do Sul
● 2019- 3 etapas do Circuito Xeque-Mate-Curitiba
● 2019- 1 Torneio De Xadrez Blitz com Barreado- Paranaguá
● 2019- Campeonato Paranaense de Xadrez Escolar – Ponta grossa
● 2019- Torneio- Xadrez na Biblioteca -IFPR -Paranaguá
●2021- Copa Brasil Xadrez escolar – Baurú.
●2002- Torneio Xeque-mate em Curitiba.
●2022- Torneio de Blitz – 89 Anos de Josef Kassmayer no Clube de Xadrez de Curitiba.