Os Portos de Paranaguá e Antonina não param de bater recordes, somente em maio deste ano foram movimentadas 6.081.904 toneladas de cargas. O número é 5% superior ao registrado em maio de 2020, quando foi registrada a movimentação 5,7 milhões de toneladas.
Entre janeiro e maio deste ano, os portos paranaenses atingiram o acumulado de 24.343.390 toneladas movimentadas, um aumento de 2% em comparação com o mesmo período do ano passado. Neste ano, as exportações somaram 14.752.349 toneladas e as importações, 9.591.041 toneladas.
Nos primeiros cinco meses do ano, o segmento que apresentou maior crescimento e relevância foi o de Carga Geral, relacionado aos produtos que chegam ou saem acomodados em contêiner. Esses produtos são embarcados em grande quantidade e geralmente ficam armazenados nos porões dos navios como a celulose, açúcar em sacas e os “Roll-On/Roll-Off”, que entram nos navios sobre rodas, como carros, ônibus e maquinários.
O atual momento econômico mundial e a pandemia do coronavírus teriam contribuído para este avanço, como explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
“A celulose foi um dos produtos que se tornou essencial, pois é usada em produtos de higiene, limpeza e equipamentos de proteção individual, como máscaras e aventais descartáveis”, comentou o diretor.