Uma notícia divulgada nesta terça-feira (01), tem gerado muita preocupação no mundo todo. Segundo autoridades sanitárias chinesas, foi detectado o primeiro caso da história, de gripe aviária H10N3 em humanos.
A Comissão Nacional de Saúde, emitiu uma nota sobre o assunto, na qual assegura que nunca houve contágio humano deste vírus, que a transmissão foi acidental e que o risco de propagação em larga escala é muito baixo.
“Nenhum caso humano de H10N3 foi relatado no mundo (até então), e o vírus entre as aves é de baixa patogenicidade. Este caso é uma transmissão ocasional de aves para humanos, e o risco de disseminação em grande escala é extremamente baixo”, afirmou o comunicado.
O paciente infectado é um homem da província oriental de Jiangsu, ele tem 41 anos e começou sentir febre e outros sintomas no dia 23 de abril, foi hospitalizado cinco dias depois porque os sintomas foram se agravando.
A comissão também afirmou no comunicado, que o homem melhorou e já recebeu alta hospitalar, também foram realizados exames detalhados nas pessoas com as quais ele teve contato e nenhuma anormalidade foi encontrada.
O H10N3 é um subtipo do vírus Influenza A, conhecido como vírus da gripe aviária e que segundo especialistas pode se espalhar por meio de gotículas respiratórias (forma de contágio semelhante ao do Sars-CoV-2, coronavírus responsável pela covid-19).
O homem, teria sido infectado por meio de gotículas, por isso, a comissão orientou aos cidadãos que não mantenham contato direto com aves mortas e nem abordem as aves vivas. Também é necessário que haja maior cuidado com a higiene alimentar. Outra orientação, é que um médico seja consultado imediatamente em caso de sintomas como febre ou problemas respiratórios.