Renovado convênio que tem como objetivo alavancar projeto que transforma couro de peixe em artesanato

Foto- Bem Paraná

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Na última quarta-feira (6), foi renovado um convênio entre o município de Pontal do Paraná e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Este convênio tem o objetivo de aperfeiçoar o projeto que extrai e processa o couro do peixe, para que o material final seja comercializado e alcance até o mesmo o mercado internacional. 

O programa de extensão foi criado em 2008 pela professora Katia Kalkos, no campus da Unespar Paranaguá. A assinatura do convênio contou com a participação da reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino, do diretor do Campus de Paranaguá, professor Moacir Dalla Palma, do chefe da Divisão de Extensão do campus, Fernando Yudi Sakaguti, além de outras autoridades envolvidas na iniciativa. 

Entre as peças confeccionadas: artigos de decoração, acessórios para o cabelo, bolsas, bijuterias e muito mais. Todas as peças são produzidas com muito capricho e dedicação. Tanto que o artesanato produzido a partir do couro de peixe, já foi destaque internacional, algumas peças chegaram a ser exportadas para países como a Alemanha.

As artesãs Angela Sfendrych e Miriam Clock, de Guaratuba, perceberam logo a boa aceitação dos produtos e criaram a Associação de Curtidoras Ryo e Mar. A iniciativa de produzir peças a partir do couro do peixe deu tão certo, que muitos itens já foram vendidos no mercado europeu. Há mais de dez anos, elas trabalham com a venda desses produtos e estão engajadas em iniciativas para promover as técnicas de trabalho e contribuir com a geração de renda na região onde vivem. 

Foto- Prefeitura de Pontal do Paraná