Os vereadores Junior Leite (PSC) e Renan Britto (Pode) apresentaram durante a sessão na Casa de Leis de Paranaguá na última terça-feira (17), um requerimento que solicita ao município, a elaboração de um estudo de viabilidade, para que sejam oferecidos recursos financeiros e psicológicos para crianças e adolescentes, cujas mães foram vítimas de feminicídio.
Aprovado com unanimidade pelos demais vereadores, o projeto agora segue para análise e aprovação do poder executivo. Caso seja aprovado, ele volta para o legislativo para que sejam acrescentadas as considerações finais.
O vereador Junior Leite falou sobre o requerimento. “Nós conseguimos o apoio de todos os vereadores e torcemos para que o prefeito Marcelo Roque consiga elaborar uma renda e um apoio psicológico para estas pessoas, parentes de mães que se foram vítimas de feminicídio”.
O Coautor do projeto, vereador Renan Brito, também destacou a relevância da iniciativa.
“Nós entendemos que o auxílio financeiro e acompanhamento psicológico pelo município tem como objetivo assegurar a proteção integral destas crianças e adolescentes e entendemos que seja importante a implementação de políticas públicas, que demonstrem que o município não vai admitir nenhum tipo de violência contra a mulher”, finaliza o vereador.
Em 2021, ocorreram um total de 1.319 feminicídios no país. O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de Feminicídio, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). O país só perde para El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia, em número de casos de assassinato de mulheres.
Foto Ilustrativa: Brasil Escola