Retirada das Pedras da Palangana inicia sexta-feira (03) no Porto de Paranaguá

Crédito da Foto: Portos e Navios

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Nesta sexta-feira (03) começam as obras de dragagem por derrocamento das Pedras da Palangana, a notícia foi divulgada pela Portos do Paraná na última quarta-feira, dia 1º de setembro.

Para que as obras sejam iniciadas serão levados em conta os fatores meteorológicos, ambientais e operacionais, sendo que o cronograma pode mudar dependendo destas questões.

A profundidade atual, no ponto considerado mais crítico é inferior a 12 metros e o objetivo da obra é que ele que passe para 14,6 metros. A derrocagem visa remover os pontos mais rasos do complexo de rochas subterrâneas, diminuindo o risco de encalhe de navios e consequentemente minimizando os efeitos de possíveis desastres ambientais.

O procedimento tem o aval do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e deve movimentar um investimento de quase R$ 23 milhões.

Toda a obra do início ao fim será fiscalizada por um monitoramento ambiental específico, através do acompanhamento da comunidade planctônica, bentônica, ictiofauna, carcinofauna, cetáceos e quelônios, além de monitoramento da variação de pressão da coluna d’água e ruídos subaquáticos.