Implementação de novas esteiras no Porto de Paranaguá vai agilizar descarga de fertilizantes

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O Governo do Paraná vai investir R$800 milhões da iniciativa privada, das empresas Rocha e Fertipar, nas obras de implantação de novas esteiras transportadoras nos berços 211, 209 e 208 do Porto de Paranaguá.

A obra vai fazer com que a descarga de fertilizantes fique ainda mais ágil e atrativa. A solenidade para anunciar o investimento foi realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, na última terça-feira (29). Segundo o Governo do Paraná, as novas estruturas de correias serão instaladas no cais comercial, que é público.

“Nós temos que transformar o Paraná na central logística da América do Sul porque uma das preocupações das grandes empresas do mundo é a logística, que custa muito no dia a dia. E esses investimentos da iniciativa privada que estamos fechando são fruto desse planejamento para ampliar o porto mais eficiente do Brasil”, explicou o Governador Ratinho Júnior.

O Governador ainda ressaltou que duas modernizações estão nos planos do Estado, juntas alcançam R$ 2 bilhões em investimentos: o Moegão e o Corredor de Exportações.

“Nós estamos concluindo mais uma etapa importante para as próximas décadas. Hoje, para nós do time da infraestrutura, é um momento de prestar contas à sociedade. São projetos ousados do governo em todos os modais, principalmente na Portos do Paraná, reconhecida como a melhor gestão e que está recebendo investimentos milionários”, argumentou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

O presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, também comentou a importância do investimento.

“O Governo fez um planejamento estruturado na infraestrutura como um todo. Ferrovia, rodovia, e o porto tem que responder. Teremos condição de receber mais carga, gerar mais emprego, atrair mais investimentos, operando com um custo menor e mais eficiente”.

Os terminais portuários Rocha e Fertipar, pretendem investir um total de R$ 800 milhões nesse projeto de expansão que prevê, as novas esteiras e também a construção de novos armazéns.

Atualmente, há correias operando apenas no berço 209 e elas chegam até dois terminais – o Terminal Público de Fertilizantes (TEFER) e o Rocha. Com a expansão das dalas (estruturas onde ficam as correias), outros dois berços (o 208 e o 211) e novos terminais (como a Fertipar) vão poder se interligar para a recepção dos granéis sólidos minerais.