Com a chegada dos dias mais frios, cai consideravelmente o número de pessoas dispostas a doar sangue. Por isso, nesta época do ano, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforça sobre a importância da doação, especialmente dos tipos sanguíneos: O-, O+ e A-.
“É muito comum observar uma diminuição do estoque de sangue em períodos de temperatura mais baixa. Além de um comportamento mais caseiro por parte das pessoas, condições como resfriado e gripe também estão mais presentes, o que cria um quadro desfavorável para a doação. Por isso, reforçar a importância e estimular o desejo em doar é fundamental. Não há substituto para o sangue e este ato de solidariedade é indispensável para salvar vidas”, destaca o Secretário de Estado da Saúde, César Neves.
Segundo o Hemepar, as mulheres podem doar sangue a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Os homens, podem doar a cada dois meses, no total de quatro vezes ao ano.
Processo de Doação:
Assim que ocorre a coleta do sangue, ele é fracionado para que seja iniciado o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). Logo após, a bolsa fica estocada até que cheguem os resultados para a sua liberação, por isso, é importante que a doação seja feita com antecedência, porque logo após a coleta, o sangue pode demorar até 48 horas para ser liberado.
O Doador:
Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos completos, os menores de idade devem contar com uma autorização e presença do responsável legal. Já os doadores maiores de 59 anos devem, preferencialmente, permanecer em casa durante a pandemia. Ainda é preciso pesar no mínimo 51 quilos, estar alimentado e hidratado, além de apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
No Litoral do Paraná, as doações podem ser realizadas no Hemepar de Paranaguá, que está localizado na Avenida Gabriel de Lara, 657, no bairro João Gualberto. No caso de dúvidas, basta ligar ou enviar um WhatsApp para o contato: 3420- 6663.
Foto: Secretaria Estadual de Saúde