Saúde: Baixas temperaturas aumentam as queixas de dores no corpo

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Na época mais fria do ano, as queixas de dores no corpo aumentam consideravelmente. De acordo com os fisioterapeutas, isso acontece porque o frio reduz a circulação sanguínea e faz com que haja o aumento da contração da musculatura, o que ocasiona a dor.

Um estudo da Escola de Medicina de Harvard atestou que 67% das pessoas entrevistadas sentem mais dores quando acontece uma mudança brusca de temperatura.

A chamada dor na lombar e no nervo ciático são as mais comuns durante o inverno, segundo especialistas. Sobre esse assunto, o Portal E+ Notícias conversou com o fisioterapeuta e proprietário do Espaço Tatiano Ferreira, que leva o seu nome.

O Espaço é referência no ramo em Paranaguá está situado na Rua Xavier da Silva, 294 e o seu telefone para contato é o 3422-0828. Confira a entrevista!

Na imagem, o fisioterapeuta Tatiano Ferreira. Crédito da foto: Enviada pelo entrevistado

1-Por que o inverno intensifica as dores no corpo?

No inverno aumentam as dores musculares, pois, diminui a nossa circulação sanguínea e também involuntariamente temos a maior tendência a contrair mais nossa musculatura devido ao frio. Isso pode gerar desconfortos, contraturas, rigidez articulares, tensões e outros sintomas relacionados ao sistema muscular.

2- Quais são as dores mais comuns relatadas pelos pacientes?

Com certeza em primeiro lugar são as dores na coluna lombar, em seguida vem a famosa dor no nervo ciático e na sequência as dores na coluna cervical (torcicolos, rigidez articular, tensões do músculo trapézio). Dores nos joelhos e quadril são muito comuns no consultório também com um inverno mais intenso.

3- Todas as pessoas podem sentir essas dores? Ou somente aquelas que já tem alguma predisposição?

É mais comum em pessoas com uma predisposição ou pacientes que já estão tratando uma dor ou que tenha uma região com maior sensibilidade a dor no seu corpo. Os idosos nesse período do ano, queixam se um pouco mais e demandam maior cuidado e atenção com relação as dores musculares esqueléticas.

4- Em qual momento um profissional deve ser procurado?

Um profissional de sua confiança ou um profissional fisioterapeuta, deve ser procurado assim que os sintomas aparecem, pois, a chance de evoluir e tratar com sucesso é muito melhor. Lembrando que o tratamento preventivo é muito valioso também e pode evitar futuras dores ou lesões. Tratar com carinho cada estrutura do nosso corpo é sinônimo de saúde e qualidade de vida.

PARCEIROS