Na época mais fria do ano, as queixas de dores no corpo aumentam consideravelmente. De acordo com os fisioterapeutas, isso acontece porque o frio reduz a circulação sanguínea e faz com que haja o aumento da contração da musculatura, o que ocasiona a dor.
Um estudo da Escola de Medicina de Harvard atestou que 67% das pessoas entrevistadas sentem mais dores quando acontece uma mudança brusca de temperatura.
A chamada dor na lombar e no nervo ciático são as mais comuns durante o inverno, segundo especialistas. Sobre esse assunto, o Portal E+ Notícias conversou com o fisioterapeuta e proprietário do Espaço Tatiano Ferreira, que leva o seu nome.
O Espaço é referência no ramo em Paranaguá está situado na Rua Xavier da Silva, 294 e o seu telefone para contato é o 3422-0828. Confira a entrevista!
1-Por que o inverno intensifica as dores no corpo?
No inverno aumentam as dores musculares, pois, diminui a nossa circulação sanguínea e também involuntariamente temos a maior tendência a contrair mais nossa musculatura devido ao frio. Isso pode gerar desconfortos, contraturas, rigidez articulares, tensões e outros sintomas relacionados ao sistema muscular.
2- Quais são as dores mais comuns relatadas pelos pacientes?
Com certeza em primeiro lugar são as dores na coluna lombar, em seguida vem a famosa dor no nervo ciático e na sequência as dores na coluna cervical (torcicolos, rigidez articular, tensões do músculo trapézio). Dores nos joelhos e quadril são muito comuns no consultório também com um inverno mais intenso.
3- Todas as pessoas podem sentir essas dores? Ou somente aquelas que já tem alguma predisposição?
É mais comum em pessoas com uma predisposição ou pacientes que já estão tratando uma dor ou que tenha uma região com maior sensibilidade a dor no seu corpo. Os idosos nesse período do ano, queixam se um pouco mais e demandam maior cuidado e atenção com relação as dores musculares esqueléticas.
4- Em qual momento um profissional deve ser procurado?
Um profissional de sua confiança ou um profissional fisioterapeuta, deve ser procurado assim que os sintomas aparecem, pois, a chance de evoluir e tratar com sucesso é muito melhor. Lembrando que o tratamento preventivo é muito valioso também e pode evitar futuras dores ou lesões. Tratar com carinho cada estrutura do nosso corpo é sinônimo de saúde e qualidade de vida.