Saúde: Baixas temperaturas não devem ser pretexto para pausar atividades físicas

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Com a chegada dos dias frios, muitas pessoas se sentem desencorajadas para sair de casa e praticar exercícios físicos, ficar embaixo das cobertas e dormir até tarde parecem alternativas mais atraentes, durante os dias gelados.

Por outro lado, ao mesmo tempo em que diminui a prática de atividades físicas neste período seja em academias, estúdios ou até mesmo em praças e pistas ao ar livre, aumenta a necessidade de consumir alimentos que nos dão mais saciedade e por consequência, são mais calóricos. Um risco e tanto para a saúde.

“O frio acaba gerando um pouco mais de preguiça, além disso, as pessoas acabam se despreocupando com a estética pelo fato de não estarem com seus corpos a mostra. Pelo contrário que todos pensam, no frio a nossa taxa metabólica basal (o quanto gastamos de energia em repouso) é mais alta, então seria essa uma boa oportunidade de queimar mais gordurinhas. A nossa saúde não sabe identificar o clima, por isso, a atividade física deve ser praticada o ano todo”, explica o profissional de Educação Física Bruno Fontes.

Bruno dá dicas para aumentar a disposição e não pausar as atividades físicas nesta época do ano. “Uma boa alimentação, dormir bem, e estar bem hidratado irão garantir disposição para treinar. Outra dica é que a pessoa busque nas redes sociais vídeos e fotos motivacionais”, pontua.

O profissional, também destaca a importância de se manter em movimento independente do clima. “Poderia citar muitos fatores, porém, principalmente é a qualidade de vida. A liberdade de movimento sem dificuldades cardiorrespiratórias e uma melhora significativa na imunidade que se faz tão necessária nos dias atuais”, completa ele.