Saúde: Professora responde as principais dúvidas sobre o Pilates

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Quem pensa que o Pilates é uma prática moderna se engana. O método é muito antigo e surgiu a partir dos experimentos de Joseph Hibertus Pilates. Ele nasceu na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, há mais de 100 anos, mais precisamente em 9 de dezembro de 1883.

O Pilates é conhecido como um método completo. Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.

A prática tem conquistado cada vez mais adeptos e com isso, mais espaço nas academias e estúdios. Ele é uma ótimo opção para quem deseja abandonar o sedentarismo, mas não gosta de exercícios mais pesados como musculação e corrida, por exemplo.

Vamos conhecer mais sobre a modalidade? Confira a nossa entrevista com a Fisioterapeuta e Professora Jaqueline Mattoso.

As Professoras Adri, Jaqueline e Rayane

Professora, no que consiste o Pilates?

Pilates é um conjunto de exercícios, desenvolvido por Joseph Pilates que são realizados no solo ou em aparelhos exclusivos, que visa o desenvolvimento equilibrado do corpo e da mente, restaurando a saúde de pessoas em condições patológicas, assim como promovendo um aumento da qualidade de vida em pessoas saudáveis.

Quais são os seus benefícios ?

Aumento da resistência física e mental;
Ganho de flexibilidade;
Aumenta a densidade óssea(prevenindo osteoporose);
Correção de problemas posturais;
Tonificaçao da musculatura e ganho de resistência muscular;
Melhora da coordenação motora e equilíbrio;
Expande a consciência corporal;
Promove relaxamento e bem estar e outros.

Quem pode praticar? Gestantes ou idosos estão liberados?

Todos podem praticar pilates: adolescentes, pessoas em fase de reabilitação pós operatório, pré operatório, prevenção de lesões e principalmente idosos e gestantes.
Para gestantes é importante lembrar que os exercícios sejam adaptados para cada trimestre, condição física de cada mulher e executados de forma lenta e controlada.
Alguns benefícios para a gestante:
– Estabilização da coluna lombar, diminuindo as dores;
– Fortalecimento de assoalho pélvico;
– Aumento da resistência física e melhora na qualidade do sono;
Benefícios para os Idosos:
– Melhora do equilíbrio;
– Qualidade de vida;
– diminuição do risco de quedas;
– Melhora da força e ganho de flexibilidade.

É possível emagrecer praticando o Pilates?

Sim, o método pilates é uma atividade física que ajuda na perda de peso, porém, não é o principal objetivo do método. Segundo alguns estudos, é possível perder cerca de 400/500 calorias por aula.

Nas férias, é possível adequar alguns exercícios da modalidade em casa ?

Sim, é possível. Vale lembrar que nas férias também é o momento de manter o que foi conquistado, exercícios de mobilidade e força muscular são indicados. Alguns deles: hundred, criss cross.

Obs: Só faça os exercícios se tiver bastante segurança e achar que realmente está preparado. E não esqueça de lembrar de inspirar, expirar e contrair o abdômen.