Saúde Pública: Calçadas de Paranaguá estão virando depósito de lixo

Até restos de móveis são depositados nas calçadas

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O descarte irregular de lixo é um problema recorrente nos centros urbanos e em Paranaguá não é diferente. O lixo nas calçadas é uma prática comum na cidade e basta andar um pouco mais atento para encontrar lugares como esse aqui.

Recentemente, encontramos esse monte de detritos acumulados em frente ao Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, uma das instituições mais importante para a preservação cultural da cidade. Tudo isso em plena a luz do dia e em meio ao coração do centro, na Rua XV de Novembro. No monte de lixo tinha de tudo, de material de construção até lixo de cozinha.

Acúmulo de lixo em frente ao Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Em outro ponto da cidade também bastante frequentado, flagramos esse acúmulo irregular de lixo. Pelo Aeroparque passam centenas de pessoas todos os dias e mesmo o local ficando ao lado da Delegacia Cidadã do município, virou depósito de mobília sem uso, restos de madeira, lixo de cozinha e outros detritos.

Local de diversão e prática de esportes, o Aeroparque não escapou do descarte irregular de lixo

Vale lembrar que, acumular lixo na calçada, além de oferecer riscos para a saúde, porque atrai animais peçonhentos causadores de doenças, também aumenta a insegurança dos pedestres que vendo a guia inutilizada precisam andar pelo meio da rua, arriscando suas vidas.

Outro ponto a ser destacado é que Paranaguá convive com números elevados de casos de dengue e o descarte de objetos sem uso pelas ruas, como pneus e outros compartimentos que possam acumular água, acabam se tornando o criadouro ideal para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Na última quarta-feira (21), o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, apontou que Paranaguá tem 2.807 novos casos confirmados de dengue.

Por isso, faça a sua parte, não jogue lixo em locais irregulares e contribua para uma cidade mais limpa e segura, todos agradecem.