Segundo estudo realizado pelo Instituto Butantan, pandemia pode ser controlada com 75% de vacinados

O estudo foi realizado em Serrana, município de São Paulo. Crédito da foto: O Globo

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Um estudo encabeçado pelo Instituto Butantan em Serrana (SP), pode trazer informações muito importantes sobre a vacinação. A cidade realiza uma campanha de vacinação em massa, devido aos altos números de contágio pela Covid-19 e ao analisar os resultados obtidos na campanha, o Instituto constatou que, a pandemia do coronavírus pode ser controlada, caso 75% da população esteja imunizada.

Serrana que é uma cidade de 45.000 habitantes, foi dividida em 25 áreas que formaram quatro grupos, os grupos começaram a ser vacinados, um por vez, com uma semana de diferença, o imunizante usado foi CoronaVac. Segundo os responsáveis pelo estudo, a vacinação ainda não tinha sido concluída quando os casos da doença começaram a aumentar, a situação só ficou controlada e os resultados positivos começaram a aparecer no fim de março e começo de abril, quando dois dos quatro grupos imunizados receberam a segunda dose.

Já no mês de abril, Serrana apresentou uma queda relevante no número de casos confirmados de Covid-19, que passaram de 699 no mês de março para 251 no mês seguinte. Diminuiu também o número de mortes em decorrência da doença, que passaram de 20 para seis, neste mesmo espaço de tempo.

Os dados foram analisados pelos cientistas e a conclusão foi que, o controle da pandemia ocorreu após três dos quatro grupos receberam a segunda dose, o número equivale a cerca de 75% da população. De acordo com o Instituto Butantan logo que a vacinação chegou ao fim, o índice de mortes caiu 95% em Serrana.