Segundo TCE-PR a transparência da vacinação nos municípios do Litoral do Paraná precisa melhorar

TCE-PR enviou 11 perguntas através de um questionário online, preenchido pelos municípios. Crédito da foto: Maringá Post

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizou entre março e maio deste ano, um levantamento sobre a transparência da vacinação entre os municípios paranaenses. Para fazer este levantamento foi aplicada uma nova versão do chamado Índice de Transparência da Administração Pública (ITP).

Os resultados da pesquisa ITP-Vacinação e de outras ações fiscalizatórias estão disponíveis no portal da Corte. Esses resultados foram obtidos por meio do envio de formulários online aos 399 municípios do Paraná, nos quais constavam 11 questões relacionadas ao assunto. As respostas destes questionários foram posteriormente validadas por analistas do órgão de controle.

Segundo informações constadas no relatório, dentre os dez municípios mais populosos do Paraná, somente Foz do Iguaçu e Guarapuava atingiram a nota máxima. Na sequência, aparecem Cascavel (95%), Londrina (90%), Maringá (70%), São José dos Pinhais (70%), Curitiba (60%), Paranaguá (60%), Colombo (35%) e Ponta Grossa (15%). Finalmente, 29 prefeituras apresentaram a menor pontuação observada, de 5%.

Entre os municípios do Litoral do Paraná, Guaratuba foi o que obteve melhor nota no Índice de Transparência da Administração Pública chegou a 100,00%, já Paranaguá obteve a nota 60,00% no ITP.

“As 11 questões presentes no relatório diziam respeito à divulgação, no portal da transparência ou site oficial, do plano de ação municipal para efetivar a vacinação da população local; de informações sobre a segurança, eficácia e potenciais riscos e benefícios das vacinas utilizadas; da ordem dos grupos prioritários a serem imunizados, com destaque para a fase vigente no momento; de “vacinômetro”; do quantitativo de insumos e doses de vacinas recebidas ou adquiridas; de canais para denúncia de “fura-filas” e outras irregularidades; de telefones e horários de funcionamento dos pontos de imunização; dos processos de aquisição de insumos e vacinas; e do registro de possível sobra de doses de imunizantes”, é o que explica o Tribunal de Contas do Estado do Paraná em sua página na internet.

O TCE-PR destacou ainda que os números obtidos através do levantamento, apontam que a maioria dos municípios paranaenses vem fazendo um bom trabalho no que se refere a transparência na vacinação, mas ainda é preciso melhorar.

Pontuação dos municípios do Litoral do Paraná na pesquisa ITP-Vacinação:

– Matinhos obteve a nota 5,00%

– Morretes também aparece com a nota 5,00% no ITP

– Guaraqueçaba conquistou a nota 20,00%

– Pontal do Paraná aparece na avaliação do ITP com nota 35,00%

– Paranaguá alcançou nota 60,00% na pesquisa

– Antonina teve a nota 75,00%

– Guaratuba atingiu a nota 100,00%, sendo o município do Litoral do Paraná mais bem avaliado no ITP

Para ter acesso aos detalhes da pesquisa basta clicar no link abaixo:

https://www1.tce.pr.gov.br/noticias/transparencia-da-vacinacao-nos-municipios-do-pr-precisa-melhorar-avalia-o-tce/9041/N