Segurança: 9º Batalhão realiza exercício simulado de Domínio das Cidades

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Na noite de 11 de outubro, a partir das 21 horas, o 9º Batalhão da Polícia Militar realiza um exercício simulado de Domínio das Cidades, em Paranaguá.

Desde a semana passada, o setor de comunicação do Batalhão tem divulgado um alerta para informar a população a respeito da ação.

Sobre o simulado, o Portal E+ Notícias, conversou com exclusividade com o Coronel Tavares, Comandante-Geral do 9º Batalhão da Polícia Militar. Confira!

Coronel, qual objetivo do simulado ?

O objetivo é treinar os integrantes do 9º Batalhão no caso de uma grave perturbação da ordem pública, como é o caso de uma situação de Novo Cangaço ou Domínio de Cidade.
Verificar o tempo de resposta do efetivo de serviço para retomar a Sede do Batalhão e se posicionar nos pontos de bloqueio que “fecham” o litoral.
Verificar o tempo de resposta da Inteligência em identificar a quantidade de marginais, armamentos, veículos, existência de reféns, entre outras informações, visando analisar qual o tipo de resposta que a Polícia Militar pode dar.
Verificar o tempo de resposta das Unidades Especializadas em auxiliarem nos bloqueios, auxiliar no cerco e confronto com os marginais (Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária, RONE, CHOQUE, Operações Aéreas, BOPE).

Como será realizado?

Teremos um ataque simultâneo na Sede do 9º BPM e na sede da empresa PROTEGE por 20, 30 homens armados com pistolas e fuzis. A prioridade será retomar a Sede, auxilair o efetivo que está sob ataque (Guarda do Quartel) e reforçar a Sede.
Durante essa intervenção, a Inteligência já estará na PROTEGE analisando a situação, e conforme o que for repassado, serão realizados os bloqueios, colocação das embarcações na água, solicitação dos reforços necessários, entre outras medidas.
Não haverá confronto na empresa, devido a ser uma área urbana, possibilidade de reféns e, o pior de tudo, algum civil ser ferido. Então, a Inteligência acompanhará os marginais e informará qual trajeto, velocidade, entre outras informações, fazendo com que seja possível realizar um bloqueio nos locais já definidos no Plano de Contigência, utilizando, se for o caso, veículos, em especial caminhões, trancando os bloqueios, impedindo a saída dos marginais do litoral.

Na sua visão, qual a importância de atividades como essa ?

Como anteriormente informado, o Comando do Batalhão e o Alto Comando da Polícia Militar saberão o tempo de resposta, erros cometidos, inclusão de novas estratégias, ou exclusão de outras, tudo visando o aperfeiçoamento dos integrantes do 9º BPM para uma coisa que esperamos nunca aconteça!

Foto: Folha do Litoral