Seguro Desemprego: trabalhador pode solicitar o benefício sem sair de casa

Foto: Agência Brasil

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Com a pandemia e a crise econômica iniciada em 2020, os pedidos de seguro-desemprego aumentaram consideravelmente no país. No entanto, muitos trabalhadores ainda não conhecem um novo serviço que o Ministério do Trabalho disponibilizou, desde o ano passado: o da solicitação do benefício pela internet, sem a necessidade do atendimento presencial na Agência do Trabalhador.

Com esses novos serviços online, assim que receber a documentação para encaminhar o Seguro-Desemprego o trabalhador poderá fazer o pedido imediatamente pela internet, por onde ele já irá preencher o formulário, o mesmo que é feito durante o atendimento presencial. Para isso, ele deve acessar o site www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego e seguir as instruções disponibilizadas na página.

Outra opção é fazer o pedido via aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para smartphones com sistema Android ou iOS).

Aos que optarem pelo atendimento presencial, é necessário agendar o comparecimento a um posto de atendimento. O agendamento deve ser realizado através do site da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (www.justica.pr.gov.br/assistenciasocial) no link Trabalho – Solicitar Seguro Desemprego na Agência do Trabalhador. A partir daí, o trabalhador receberá as orientações e agendará o atendimento presencial. Em Paranaguá, eles continuam a ser realizados na Agência do Trabalhador – localizado na Rua José Gomes, 320, bairro João Gualberto.

Vale lembrar que, em todos os casos, apenas depois de comparecer na Agência ou após finalizar os pedidos online é que começa a contar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.

Em caso de dúvidas, o trabahador também tem a disposição os seguintes telefones: (41) 3422 32 33 – Agência do Trabalhador de Paranaguá e o 158 (serviço Alô Trabalho do Governo Federal).