Síndrome “Mão- Pé -Boca” é registrada com frequência no verão

Crédito da Foto - G1

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Nas redes sociais de Paranaguá, são vários os relatos de mães cujos filhos estão com a chamada Síndrome do “Mão- Pé -Boca”, ou HFMD.

A Síndrome é normalmente é causada pelo vírus Coxsakie A16 e se caracteriza por lesões nas três regiões: mão, pé e boca. A febre e o mal estar são outros sintomas característicos.

Segundo o médico João Zattar, os casos em Paranaguá são frequentes principalmente durante o verão.

Sobre o assunto ele conversou com o Portal E+ Notícias. Confira!

No que consiste a doença conhecida como “ Mão- Pé- Boca”?

É uma doença infecciosa de pele, em crianças, que pode apresentar sintomas de febre e mal estar geral.

Quais os sintomas?

Os principais sintomas são bolhas pequenas, agrupadas com vermelhidões ao redor, que podem surgir envolta da boca, mão e pé. Sendo que entre três a seis dias antes pode ocorrer febre e mal estar.

Como é o tratamento?

Na grande maioria das vezes melhora em sete dias. Tem de haver o cuidado com as bolhinhas, com limpeza local e boa hidratação da criança. Em alguns casos pode se utilizar analgésicos para o mal estar e a febre.

Há muitos casos em Paranaguá?

É comum ocorrer o aumento desses casos aqui no verão, tendo em vista que é uma doença predominantemente infantil e que pega pelo contato.

De que forma o vírus é transmitido?

O vírus mais comum que causa essa doença é o Coxsakie A16. Ele pode ser transmitido pelo contato ou, menos comum, pela via respiratória.

Como prevenir ?

A prevenção é bastante simples: evitar o contato as crianças com a Síndrome mão pé boca. E a qualquer sinal de febre que em seguida inicia-se lesões estranhas nessas três regiões, os pais devem isolar seu filho de outras crianças e levar ao médico.