Sol Volta a Brilhar: Após período delicado, turismo na Ilha do Mel está se recuperando

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Bloqueios nas estradas, início do verão marcado por temperaturas atípicas, chuvas intensas e constantes. O início da temporada 2022/2023 está sendo um enorme desafio para quem sobrevive do turismo no Litoral do Paraná.

Recentemente a Ilha do Mel chegou a registrar uma queda de 40% nas ocupações de pousadas e hotéis. Ao mesmo tempo, outros estabelecimentos comerciais que dependem do fluxo de visitantes também foram afetados como: restaurantes, bares, o setor de passeios náuticos e os pequenos ambulantes.

Segundo a Animpo, Associação dos Moradores da Ilha do Mel, aproximadamente 800 famílias possuem autorização para morar e comercializar produtos na região.

E atrativos na Ilha do Mel não faltam: além da beleza natural exuberante e de pontos turísticos como: Baía dos Golfinhos, Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, Farol das Conchas, Gruta de Encantadas e tantos outros, o local ainda é repleto de passeios inesquecíveis e de uma ampla rede de pousadas, hotéis e restaurantes.

A boa notícia é que os maus momentos vivenciados na Ilha do Mel estão ficando no passado, nos últimos dias o movimento voltou a crescer, embora de maneira tímida . Assim como explica o empresário Guilherme Spinoza, proprietário da Pousada Estrela do Mar.

“O movimento tem se mostrado bom, estávamos com receio por causa do mau tempo e imprevistos com a eletricidade. Mas graças a Deus não deu um problema maior e a temporada está sendo boa, mesmo que as condições climáticas não estejam tão favoráveis. Antes do ano novo choveu bastante, tivemos as questões dos deslizamentos nas estradas que dão acesso às praias do Litoral do Paraná, isso assustou um pouco os turistas, mas o tempo deu uma firmada e acabou animando os visitantes. Aqui na pousada nosso movimento está bem satisfatório e a tendência é melhorar”, explica Guilherme.

A dentista Dora Almeida, veio de Minas Gerais especialmente para conhecer os encantos da Ilha do Mel e não se arrependeu da escolha.

“Desde muito pequena ouço falar da Ilha do Mel como uma das maiores belezas do turismo brasileiro e realmente é verdade. Está valendo a pena cada minuto por aqui, estou amando este lugar”, conta ela.

Já a empresária Camila Silveira veio mais de perto, ela reside em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Camila explica que chegou a ficar insegura em descer a serra por conta das estradas, mas que acabou dando tudo certo.”Pensei muito em vir para o Litoral por conta das condições das estradas e do tempo instável que indicava na previsão do tempo, mas levamos sorte. Não pegamos congestionamentos e o clima está maravilhoso! Só alegria”, comemora a empresária.