Superação: Atletas Paralímpicos de Paranaguá se destacam em competição

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O esporte paralímpico de Paranaguá tem acumulado importantes vitórias. O último grande exemplo foi a 1ª Fase Nacional de Atletismo Paralímpico e Open Internacional de Atletismo Paralímpico, competições realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, sediadas em São Paulo.

As disputas aconteceram entre os dias 24 de março a 02 de abril e Paranaguá esteve muito bem representada. Comandados pela professora e técnica, Silmara França, os paratletas Pâmela Aires, Vinícius Cabral e André Luiz, da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP/SESPOR), conquistaram dez medalhas no total.

Entre elas: uma de ouro, duas de prata e uma de bronze na Fase Nacional e três de ouro, duas de prata e uma de bronze no Open Internacional.

Confira os resultados:

1ª FASE NACIONAL DE ATLETISMO PARALÍMPICO

– Pâmela Aires: Ouro 1500m / Prata 400m – Classe T13 deficiência visual
– Vinícius Cabral: Prata 100m rasos – Petra Classe RR2 deficiência física
– André Luiz: Bronze no Arremesso de Peso – Classe F37 deficiência física

OPEN INTERNACIONAL DE ATLETISMO PARALÍMPICO:

– Pâmela Aires: Ouro nos 1500m / Prata nos 400m – Classe T13 deficiência visual
– Vinícius Cabral: Ouro 100m (Petra) / Ouro no lançamento de club / Prata na classe F31/F32 (Petra) / Bronze na classe RR2/RR3 (Petra)

A técnica parnanguara, Silmara França, comentou o bom desempenho dos atletas da cidade na competição.

“Iniciamos a temporada com o pé direito. Foram resultados satisfatórios para os atletas, sem deixar de falar do atleta revelação André Mathias que graças aos resultados do ano passado pôde ser inscrito em uma competição de nível adulto. Hoje, com 17 anos, ele é o terceiro no ranking nacional adulto. É sempre um orgulho representar Paranaguá em competições de alto nível de rendimento”, avaliou Silmara.

Esporte Paralímpico no Brasil 

No Brasil, o esporte paralímpico começou a ganhar destaque no final da década de 1950, mas a primeira participação em Jogos Paralímpicos só aconteceu na edição de 1972.

Já a primeira medalha nas Paralimpíadas foi obtida na edição de 1976. A partir da década de 1980, o país começou a ter um desenvolvimento expressivo nos esportes paralímpicos, e, em 1995, surgiu o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Atualmente, o Brasil está entre as maiores potências dos esportes paralímpicos, obtendo resultados expressivos nas competições das quais participa.