Tecnologia: No Brasil, WhatsApp libera criação de Comunidades

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Os mais antenados em tecnologia já sabem que desde a última quinta-feira (26), começou a ser liberado no WhatsApp o recurso “Comunidades”. No entanto, os usuários vão conferir aos poucos a nova função do aplicativo.

A novidade foi anunciada em abril de 2022, mas não foi implementada na época para não interferir nas eleições presidenciais que aconteceriam meses depois.

Mas, afinal de contas o que serão as Comunidades? O objetivo do aplicativo é reunir grupos do WhatsApp que tenham características em comum sob um espécie de “guarda-chuva”. Exemplo: uma comunidade de uma escola poderia reunir grupos de pais, de organização de uma excursão ou para combinar carona de ida ou volta para a escola.

A mesma lógica pode ser aplicada em condomínios (pode ter um grupo para reserva do salão de festas, reunião de condomínio ou para discutir alguma obra), empresas, que costumam ter grupos de diferentes setores, ou ONGs (Organizações Não Governamentais).

Em comum, todas as comunidades têm um canal sinalizado por um megafone que permite que o administrador mande avisos para todas as pessoas.

Como Criar a Comunidade:

Desde quinta-feira (26), passou a aparecer a opção criar uma Comunidade no WhatsApp. Basta tocar sobre ela, digitar um nome, fazer uma descrição e começar a adicionar grupos relacionados ao tema. Ao todo, é possível incluir até 50 grupos em uma comunidade, totalizando até 5.000 membros.

O administrador poderá:

– enviar mensagens a todos os membros

– inserir e remover membros e grupos

– criar novos grupos dentro da comunidade

– apagar mensagens ou arquivos de mídia considerados abusivos

– O administrador também poderá inserir grupos que ele não faz parte. Obviamente, neste caso, ele não conseguirá ler o conteúdo das conversas.

Da parte dos usuários, eles poderão:

– decidir quem pode adicioná-los a uma comunidade (como já acontecem com os grupos)

– denunciar abusos

– bloquear contatos

– sair da comunidade

Vale ressaltar que as comunidades não vão mudar a experiência de quem utiliza o WhatsApp apenas para conversas individuais ou participar de grupos.

No fim das contas, a nova funcionalidade é um jeito extra de organizar grupos relacionados.

Encaminhamento limitado e conteúdos abusivos

O WhatsApp aos poucos foi limitando o encaminhamento de mensagens, conteúdos muito compartilhados passaram a ser marcados e só era possível repassar mensagens para até cinco pessoas ou grupos simultaneamente.

Com o novo recurso de comunidades, as mensagens já encaminhadas poderão ser novamente repassadas apenas para um grupo de cada vez. A empresa explicou que isso deve reduzir “significativamente a disseminação de desinformação”, contudo, há ainda temores de que a novidade possa aumentar a distribuição de fake news.


Com apoio de informações da UOL