Tempo frio reduz o número de doações de sangue; Hemepar faz alerta

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Na última quarta-feira (14), foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, criado para homenagear todas as pessoas que tiveram ou têm a atitude e iniciativa de fazer a doação.

A data também tem o objetivo de conscientizar os não doadores sobre a importância deste ato, responsável por salvar tantas vidas.

Neste mês também acontece a campanha Junho Vermelho, uma espécie de mobilização para aumentar o número de doadores.

A campanha não é realizada neste mês a toa, durante os dias frios e a proximidade do inverno, o número de doações de sangue cai consideravelmente.

As pessoas costumam ficar mais recolhidas em casa e sem ânimo para comparecer até os locais de coleta. Por isso, existe a necessidade de alertar a população sobre a importância desse gesto de empatia e amor ao próximo.

Levando em consideração as médias históricas, durante o inverno os hemocentros sofrem uma redução de cerca de 30% em seus estoques, agravando um cenário que já lida com baixa incidência de voluntários.

Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira é doadora, o que pode ser explicado por alguns fatores, como falta de informação e medo.

No Paraná, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nos últimos cinco anos, mais de 1 milhão de pessoas compareceram no Hemepar como candidatas à doação, um gesto que pode salvar até quatro vidas.

O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) é a unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

Em Paranaguá:

Em Paranaguá é preciso informar previamente sobre a doação, para isso, basta ligar ou enviar um WhatsApp para o número: 3420- 6663. O Hemepar em Paranaguá está localizado na Avenida Gabriel de Lara, 657, no bairro João Gualberto.

Como ser um doador:

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade podem doar com autorização e presença do responsável legal.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).