Mesmo com o clima gelado registrado nos últimos dias do Paraná, o número de casos de dengue cresceu em comparação com a semana passada.
Segundo o boletim do novo ano epidemiológico, que segue até julho de 2023, são 152 casos novos em relação ao boletim anterior. Ainda de acordo com a Sesa, o Estado soma 2.350 notificações.
Desde o início do ciclo epidemiológico, iniciado em agosto, o Paraná registrou um total de 259 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O novo boletim aponta ainda, dez casos suspeitos de chikungunya e um de zika. Entre os sete municípios do Litoral do Paraná, nenhum registrou novos casos de dengue durante a última semana. Até agora, Matinhos segue com 1 caso confirmado de dengue e Pontal do Paraná com 2 casos, no novo ano epidemiológico da doença.
Principais Sintomas:
Febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Já nos casos considerados graves, pode ocorrer hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode levar ao óbito.
Prevenção:
Conservar o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Uso de repelentes e inseticidas e também a utilização dos chamados mosquiteiros, os quais, oferecem boa proteção para aqueles que dormem durante o dia como: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
Foto: Bem Paraná