Abordagem da ROTAM resulta em prisão de homem por tráfico de drogas, em Guaratuba
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MITO. Embora haja um pequeno ganho de peso, este é decorrente de retenção de líquidos, não há aumento da gordura corporal.
VERDADE. Alterações da função da glândula tireoide afetam desde a fertilidade até a gestação e, sem tratamento adequado, podem haver complicações para a mãe e o feto, como anemia, insuficiência cardíaca, trabalho de parto prematuro, aborto, pré-eclâmpsia, baixo peso ao nascer, redução do QI.
MITO. Distúrbios da tireoide ocorrem em qualquer idade, inclusive em recém-nascido.
MITO. Embora algumas pessoas não apresentem sintomas, os mais comuns são cansaço, sono, desânimo, pele seca, queda de cabelo, unhas fracas.
VERDADE. A dosagem hormonal mostra como está a função da glândula.
MITO. Embora haja perda de peso, ela é às custas de massa magra e não de gordura. Usar hormônio sem necessidade pode levar a arritmias cardíacas que podem ser fatais.
VERDADE. A tireoide necessita iodo para produzir os hormônios tireoidianos, e a quantidade que precisamos já está presente no sal de cozinha. Não é indicado o uso de gotas de iodo pois podem levar ao descontrole hormonal.
MITO. Os nódulos são muito comuns e estima se que 60% das pessoas terão ao longo da vida, 90% são benignos.
MITO. Câncer de tireoide não dá sintomas na maioria dos casos.
MITO. O feto precisa exclusivamente do hormônio da mãe, já que a tireoide se desenvolve somente na 12° semana de gestação. A falta pode levar a baixo peso ao nascimento, parto prematuro e redução do QI. Portanto, se houver falta de hormônio, a mãe deve ser tratada e acompanhada pelo médico endocrinologista.
VERDADE. A grande maioria dos casos de hipotireoidismo (quando há falta de hormônio tireoidiano) são decorrentes da Tireoidite de Hashimoto, doença autoimune, e o tratamento é contínuo. Alguns casos podem ser transitórios, e a medicação pode ser suspensa, para isso é importante a avaliação e acompanhamento do médico endocrinologista.
MITO. Com o tratamento adequado, a mulher pode engravidar normalmente.
MITO. As cirurgias têm sua indicação em pequeno número de casos.
MITO. O hipotireoidismo não é herdado. O hipotireoidismo congênito, quando o bebê nasce com o distúrbio, está relacionado ao não desenvolvimento da glândula e ocorre 1 caso para cada 3500 nascimentos. O diagnóstico é feito no teste do pezinho.
VERDADE. O hipotireoidismo tratado inadequadamente ou não tratado, pode elevar o colesterol.
VERDADE. A causa mais comum, a Tireoidite de Hashimoto, é uma doença auto imune e se manifesta dentro de algumas famílias.
VERDADE. Para a saúde mental é necessário um equilíbrio hormonal.
VERDADE. Cansaço é um dos sintomas de distúrbios tireoidianos.
Dra Tatiana S. Harlos Mioranza, Endocrinologista, CRM 21956 RQE 13529.
Texto: Comunicação e Marketing – Unimed Paranaguá