Tradição: Falta pouco para 14ª Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Estão sendo finalizados os últimos preparativos para a 14ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá.

O evento que promete valorizar as tradições e animar a comunidade local é considerado o principal encontro de Fandangueiros de todo o Território Caiçara.

O evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto e contará com a presença de mais de 20 grupos Fandangueiros de todo o Território Caiçara, que vai de Paraty (RJ) até Itapoá (SC).

Em Paranaguá é onde está situado o maior número de grupos de Fandango, ao todo são sete. O fato faz com que a cidade seja conhecida como “Capital” Cultural do Fandango Caiçara.

Segundo a organização, embora a Festa comece oficialmente no dia 25 de agosto, as atividades iniciam a partir de quarta-feira (23). Elas estarão concentradas no palco central montado na Praça Cyro Abalem, Ilha dos Valadares.

A programação vai contar com apresentações dos grupos de Fandango, mesas de debate, além de oficinas diversas. Uma das atrações mais esperadas será a Feira Ilha dos Paladares, que vai proporcionar ao público presente o melhor da culinária Caiçara.

Na sexta-feira, dia 25, a partir das 14 horas, acontece a abertura oficial da Festa. Na ocasião, terão início as apresentações dos grupos participantes.

A 14.ª Festa Nacional do Fandango é realizada pela Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e conta com a produção e organização da Associação de Cultura Popular Mandicuera, localizada na Ilha dos Valadares.

Programação

As mesas de debate vão contar com a participação das Comunidades Tradicionais, Universidades e Entidades Públicas. O objetivo é discutir e alinhar pensamentos e projetos a cerca do universo do Fandango. O Turismo de Base Comunitária está entre os assuntos que serão colocados em pauta.

Entre as oficinas que serão oferecidas: “Marcas Batidas nas Escolas” (dança tradicional do Fandango), oficina sobre a “Afinação da Viola”, com Fred Pedrosa, oficina de “Rabeca” com Zé Pereira, “Oficina Selo Verde de Gestão de Resíduos”, dentre outras.

Fandango

O Fandango consiste em uma dança ou baile popular com ritmos alegres. Ele teria sido introduzido em nosso território, pelos portugueses que desembarcaram na região Sul do país. Aos poucos, ganhou novas nuances com a mescla da música Caiçara tocada nas vilas, com auxílio de violas e rabecas.

Desde 2012, o Fandango é reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Fotos: Prefeitura de Paranaguá