Trem Caiçara edição 2022 vai movimentar Antonina no próximo sábado (23)

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O Litoral do Paraná contará com mais uma opção de entretenimento no próximo sábado (23). Será aberta a nova temporada do Trem Caiçara edição 2022. O passeio está previsto para começar às 9 e segue até às 14 horas.

Para atrair mais turistas, os organizadores estão programando pacotes promocionais, a ida e volta para adultos está saindo pelo valor de R$ 50,00 e para crianças de até 14 anos o valor completo do passeio custa R$ 20,00. O Trem Caiçara é uma ótima oportunidade para quem quer conhecer e apreciar as belezas naturais da região.

No caso de pessoas até 14 anos de idade, é preciso estar acompanhado dos pais. Os valores promocionais valem apenas para o dia 23 de abril, o embarque acontece na Estação Ferroviária de Antonina e mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (47) 3307-9977.

Sobre o Trem Caiçara:

O Trem Caiçara que circula entre os municípios de Antonina e Morretes traz como principal atrativo do passeio a Maria Fumaça Mogul 11, que foi fabricada em 1884 e é a mais antiga locomotiva a vapor em operação regular no Brasil. O projeto, que ajuda a fomentar o turismo na região, saiu do papel após a formalização de um protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a empresa Rumo Logística, para a revitalização da ligação férrea.

Quem opera o trecho é a ABPF-PR (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que conseguiu a concessão do trecho nos anos 90, a partir do projeto: Antonina Ferrovia e Mar. O trecho de circulação do Trem Caiçara faz parte da Estrada de Ferro Dona Isabel, criada pelos irmãos Rebouças, engenheiros que receberam autorização em 1871 para a construção de uma ferrovia ligando o Porto de Antonina à cidade de Curitiba.

Em 1875, o marco zero da via férrea foi transferido de Antonina para Paranaguá. O histórico ramal de Antonina foi aberto pela Estrada de Ferro Paraná em 1892, como mais uma opção para o desenvolvimento das cidades no escoamento de riquezas da região.
Nesse contexto, o Trem Caiçara evoca aos turistas o ano de 1892, quando ocorreu a inauguração da ferrovia Dona Isabel – obra de grande importância para o desenvolvimento de Antonina e Morretes.

Fonte: TourPr