UFPR vai permitir uso da nota do ENEM para preencher vagas remanescentes

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), lançou uma iniciativa inédita para o ano letivo 2023. Um Processo Seletivo Simplificado (PSS), será usado para o preenchimento das vagas disponíveis em cursos dos quatro campus: Matinhos, Pontal do Paraná, Jandaia e Palotina.

É preciso ficar atento ao prazo de inscrição que já começou e segue até o dia 15 de fevereiro. O período para se inscrever é reduzido, pois as aulas começam já no dia 10 de março.

Segundo o professor Renato Bochicchio, diretor da Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi, desde 2016 os campi e setores da universidade no interior e no litoral acompanham uma tendência de queda na procura dos cursos de graduação. Por isso, a iniciativa se tornou necessária.

“Esse comportamento é multifatorial, podendo ser, em parte, explicado pela perda progressiva de renda da classe trabalhadora; aumento exponencial de oferta de cursos EaD de baixo custo de faculdades particulares; ataques simbólicos severos às universidades e à ciência em anos anteriores; saturação de empregabilidade e baixa remuneração de parte das profissões dos cursos ofertados”, destaca Renato.

Ainda segundo o gestor, esse fator faz com que vários cursos ofertados pela UFPR tenham muitas vagas desocupadas.

“O problema atinge muitos cursos da capital, e parte importante das graduações ofertadas em quatro dos cinco campi da UFPR fora de Curitiba”, pontua Renato.

O pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, professor Julio Gomes também enalteceu a iniciativa. Segundo ele, a medida pode ser ampliada para outros setores da UFPR nos próximos anos.

“Agradeço a todos os envolvidos na discussão e na elaboração do processo que, em um prazo muito reduzido, permitiu viabilizar a iniciativa. Ela constitui uma experiência de simplificar e diversificar os processos de ingresso na Universidade, com o objetivo de ocupar o maior número possível de vagas oferecidas”, disse Julio.

Para informações sobre o edital e demais assuntos, clique aqui 👇🏻

https://servicos.nc.ufpr.br/PortalNC/Concurso?concurso=PS2023

Nota do ENEM será usada 

A diretoria da UFPR fez uma análise ampla e chegou à conclusão de que era expressivo o número de estudantes que têm interesse pelos cursos de graduação dos campi e setores da instituição no interior e no litoral, e que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é um canal de acesso a cursos de graduação com vagas remanescentes.

Ainda segundo a diretoria, a ideia do PSS vai fortalecer internamente a democratização do acesso ao ensino superior e minimizar impactos dos ataques às universidades públicas brasileiras ocorridos nos últimos anos.

Vagas no Litoral 

Confira as vagas para Matinhos:

Agroecologia, nível Tecnológico, 15 vagas (turno da manhã);

Ciências, Licenciatura, 17 vagas (turno da noite);

Ciências Ambientais, Licenciatura/Bacharelado, 20 vagas (período integral – manhã e tarde);

Geografia, Licenciatura, 12 vagas (turno da noite);

Gestão de Turismo, nível Tecnológico, 18 vagas (turno da noite);

Linguagem e Comunicação, 15 vagas, (turno da noite);

Saúde Coletiva, Bacharelado, 23 vagas (turno da manhã).

Confira as vagas para Pontal do Paraná:

Ciências Exatas (Física/Matemática/Química), Licenciatura, 23 vagas (turno da noite);

Engenharia Ambiental e Sanitária, Bacharelado, 13 vagas (turno da tarde);

Engenharia Civil, Bacharelado, 16 vagas (turno da tarde);

Engenharia de Aquicultura, Bacharelado, 15 vagas (turno da manhã).