As Unidades Básicas de Saúde de Paranaguá, estarão abertas neste sábado (30), para a aplicação das vacinas contra a gripe e contra o sarampo. O atendimento começa às 9 e se estende até às 16 horas, vale lembrar, que as duas, são campanhas nacionais ativas e que o público alvo é determinado pelo Ministério da Saúde.
No caso do sarampo, podem receber a vacina, os profissionais de saúde e crianças de 6 meses a 4 anos. A vacina da gripe também será destinada aos profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos.
Sobre o Sarampo:
Em 2016, o Brasil decretou a extinção do vírus endêmico, tanto que no ano seguinte, 2017, não houve confirmação de casos da doença. A situação começou a mudar em 2018, quando o vírus do sarampo foi reintroduzido no país, gerando um surto com 9.325 casos. A situação prevaleceu em 2019, o vírus do sarampo continuava com transmissão ativa e a circulação endêmica da doença foi restabelecida no Brasil.
Tanto que em 2019, 2020 e 2021, até a Semana Epidemiológica (SE) 52, foram confirmados: 20.901, 8.448 e 668 casos de sarampo, respectivamente.
Sobre a Gripe:
Receber a vacina contra a Influenza é essencial, pois ela é considerada uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Com a imunização, é possível fazer com que a longo prazo, seja possível prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença. A vacinação também reduz a carga viral, diminui os sintomas nos grupos prioritários e a ocorrência de óbitos, contribui para que não ocorra sobrecarga nos serviços de saúde, além de facilitar o diagnóstico com relação ao Coronavírus.