Unidades de Saúde de Paranaguá, vão receber a vacinação contra gripe e sarampo neste sábado (30)

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

As Unidades Básicas de Saúde de Paranaguá, estarão abertas neste sábado (30), para a aplicação das vacinas contra a gripe e contra o sarampo. O atendimento começa às 9 e se estende até às 16 horas, vale lembrar, que as duas, são campanhas nacionais ativas e que o público alvo é determinado pelo Ministério da Saúde.

No caso do sarampo, podem receber a vacina, os profissionais de saúde e crianças de 6 meses a 4 anos. A vacina da gripe também será destinada aos profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos.

Sobre o Sarampo:

Em 2016, o Brasil decretou a extinção do vírus endêmico, tanto que no ano seguinte, 2017, não houve confirmação de casos da doença. A situação começou a mudar em 2018, quando o vírus do sarampo foi reintroduzido no país, gerando um surto com 9.325 casos. A situação prevaleceu em 2019, o vírus do sarampo continuava com transmissão ativa e a circulação endêmica da doença foi restabelecida no Brasil.

Tanto que em 2019, 2020 e 2021, até a Semana Epidemiológica (SE) 52, foram confirmados: 20.901, 8.448 e 668 casos de sarampo, respectivamente.

Sobre a Gripe:

Receber a vacina contra a Influenza é essencial, pois ela é considerada uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Com a imunização, é possível fazer com que a longo prazo, seja possível prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença. A vacinação também reduz a carga viral, diminui os sintomas nos grupos prioritários e a ocorrência de óbitos, contribui para que não ocorra sobrecarga nos serviços de saúde, além de facilitar o diagnóstico com relação ao Coronavírus.

PARCEIROS