Vacina: 99% das doses que chegarão em Paranaguá serão aplicadas na população em geral

Ao que tudo indica final de semana será de mutirão de vacinação em Paranaguá. Crédito da foto: AEN

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

As 361.490 doses de vacina contra a Covid-19 que chegaram nos últimos dias no Paraná, serão usadas quase que em sua totalidade, 99,7%, como primeira dose para a população e geral, a partir dos 18 anos.

São 277.250 imunizantes Covishield, da parceria Fiocruz/AstraZeneca e 84.240 doses da Comirnaty, produzida pela Pfizer/BioNtech, elas vão ajudar a acelerar a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado do Paraná.

Apenas pequena parte delas, será reversada para alguns grupos prioritários, como da Pfizer – 1.050 doses (0,3%) servirão para imunizar profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas. Parte do quantitativo também inclui a reserva de 10% que deve ser utilizada para perdas técnicas e físicas, falha no transporte ou quebra de frascos.

Assim como já é de praxe, as vacinas que chegaram entre quarta (29) e quinta-feira (30), são levadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e na sequencia encaminhadas para as regionais de saúde de todo estado.

Em Paranaguá, as novas doses devem chegar a partir de sexta-feira (02) na Primeira Regional de Saúde, serão 4.670 doses da AstraZeneca e 1.402 doses da Pfizer.

Um novo formato de distribuição de doses da vacina está sendo aplicado nos municípios do Paraná. Nele, as equipes técnicas da Secretaria da Saúde consideram as doses já aplicadas e as previsões de envio de novos imunizantes. O objetivo é igualar a cobertura vacinal entre os municípios do estado.

“Queremos acelerar a imunização simultânea dos municípios, garantindo que possíveis diferenças nas faixas etárias em razão da cobertura dos grupos prioritários sejam equalizadas. Nessa carga já haverá uma equalização tênue do quantitativo enviado”, disse o Secretário de Estado de Saúde Beto Preto, em entrevista para a Agência Estadual de Notícias.