Vacina da Janssen será usada para imunizar trabalhadores do transporte no Paraná

A expectativa da SESA é receber 150 mil vacinas para imunizar este público. Crédito da foto: Exame

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Em breve o Paraná vai dar início a vacinação dos trabalhadores do transporte da carga pesada, as novas doses que serão usadas para imunizar este público serão da Janssen, fabricadas pela marca Johnson & Johnson.

O novo segmento do quadro prioritário inclui profissionais do transporte coletivo rodoviário de passageiros, do transporte ferroviário, do transporte aquaviários e caminhoneiros. Segundo o Plano Estadual de Vacinação, este grupo é constituído por 178,6 mil pessoas.

As doses devem chegar nesta sexta-feira (11) e não há certeza de quantas doses devem ser enviadas, mas a expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SESA) é de que sejam 150 mil doses.

Este lote tem validade até o dia 27 de junho, por isso existe a necessidade de distribuição e aplicação rápidas. O Brasil firmou um acordo com o fabricante para receber no total 38 milhões de doses e ao contrário dos outros imunizantes usados (Pfizer, AstraZeneca e CoronaVAC), a vacina da Janssen requer a aplicação de apenas uma dose.

“Será uma nova alternativa para a população paranaense, um quarto imunizante disponibilizado ao País. As vacinas da Janssen devem chegar essa semana e como temos o dia 27 de junho como última data para utilização, vamos fazer um grande esforço para aplicar naqueles profissionais da carga pesada, como os caminhoneiros por exemplo”, falou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná.