“Veranico” em pleno inverno, deve acabar na maioria das cidades paranaenses

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho na maioria dos estados brasileiros. No entanto, quem esperava a chegada da estação para curtir dias gelados e tirar o casaco do armário, se decepcionou. A primeira etapa do inverno no Litoral do Paraná, contou com poucos dias frios. O que se percebe é a existência do chamado “veranico”, que é a predominância de temperaturas mais elevadas em pleno inverno.

Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar Paraná, um novo sistema frontal que chegou no Estado na última segunda-feira (11), vai diminuir gradativamente a temperatura na maioria dos municípios paranaenses. No Litoral do Paraná, essa alteração de temperatura não será expressiva neste primeiro momento.

“Depois de uma sequência de vários dias de tempo seco no Estado do Paraná, com poucas chuvas e domínio de temperaturas altas em pleno inverno (alguns municípios chegaram a bater os 30 graus), o veranico começou a ser rompido desde a última segunda-feira, dia 11 de julho. Isso acontece porque o bloqueio atmosférico que impedia a chegada de frentes frias vai perder força e a chegada de um novo sistema frontal irá conseguir promover a mudança do tempo ao longo da semana”, destaca Lizandro Jacóbsen.

De acordo com o meteorologista, também são esperadas rajadas moderadas de vento durante a semana, especialmente no período da tarde. As temperaturas devem ficar mais baixas nas cidades que ficam próximas da Argentina.

No Litoral do Paraná é esperada chuva moderada para a tarde desta terça-feira (12), com temperaturas voltando a subir com a proximidade do final de semana.

Foto: Tribuna do Paraná