Vereador Luizinho Maranhão defende instalação do Porto Guará, em Audiência Pública

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) coordenou, na última quarta-feira (01 de março), em Paranaguá, a audiência pública de apresentação dos estudos para construção do novo complexo portuário de Paranaguá, o Porto Guará. Mais de mil pessoas, sendo 350 participantes presenciais e outros 902 online acompanharam o evento.

Ele contou com a presença de autoridades, técnicos, representantes de entidades da sociedade civil, organizações não-governamentais, ambientais e das comunidades que vivem no entorno da baía de Paranaguá.

O Terminal de Uso Privado (TUP), será implantado na região do Embocuí – distrito industrial de Paranaguá e zona de desenvolvimento econômico e de interesse portuário, de acordo com o plano diretor do município.

Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 5,9 bilhões na construção do Porto Guará, em uma área de 2 milhões de metros quadrados, sendo que 42% deverão ser mantidos como área de preservação.

A perspectiva de movimentação é de 31,5 milhões de toneladas/ano de grãos, líquidos e que ocorrerão em fases. Serão sete berços de atracação, duas pontes de acesso, cinco terminais de granéis sólidos exportação, um terminal de granel sólido importação, um terminal de granéis líquidos e 1 terminal de contêineres. Já a retroárea será composta pelos terminais de granéis sólidos (exportação e importação), terminal de líquidos, terminal de contêineres, pátio de caminhões, vias de circulação interna, ramal ferroviário interno e áreas administrativas.

Serão gerados 1.800 postos de trabalho no primeiro ano de obra, chegando a 6.449 vagas de emprego diretos na fase operacional.

Após a licença previa (LP) e licença de instalação (LI), a previsão é que o início das obras ocorra em 2024. Nesta perspectiva, o TUP deverá iniciar suas operações em 2026. Atualmente o Porto Guará encontra-se na fase de licenciamento ambiental.

Durante a audiência pública foram apresentados todos os estudos ambientais realizados nos últimos quatro anos e como será feito o gerenciamento dos impactos por meio de 42 programas e projetos ambientais propostos no Estudo de Impacto Ambiental, Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e no Plano Básico Ambiental – PBA.

Entre os presentes na Audiência Pública esteve o vereador e membro da comissão de assuntos portuários na Câmara Municipal de Paranaguá, Luizinho Maranhão, que foi um dos últimos a deixar o evento.

Luizinho é favorável à construção do novo terminal portuário para o crescimento econômico e geração de empregos na região. Na ocasião ele também debateu sobre os entraves ambientais que podem impossibilitar que o projeto seja colocado em prática.

“Não existe lugar nenhum onde a dragagem, a ampliação de um porto, a construção de um porto não cause impacto ambiental. Agora parece que Paranaguá e o Litoral do Paraná precisam ser a reserva de oxigênio do mundo, porque tudo aqui é difícil. Sabemos que é praticamente impossível conciliar questões ambientais com aspectos econômicos, por isso existe Ministério Público e Audiências Públicas como essa”, disse o vereador na ocasião.

Luizinho Maranhão também defendeu a abertura de mais portos no Brasil. “O que o Brasil precisa muito é de mais portos, o nosso porto de Paranaguá está saturado, nós precisamos de novos portos. Me preocupa muito pessoas de fora que não sabem a realidade da nossa cidade dando opinião, especialmente contrária”, destacou.

O vereador também lembrou da população carente que vive no entorno da região onde o porto possivelmente será construído e defendeu a utilização da mão de obra local no projeto.

“A região onde pretendem construir o porto é muito pobre, carente. Se pudessem dar atenção a esse aspecto, seria de grande importância. Outro fato é que nós temos o melhor porto do Brasil e se temos o melhor porto temos também os melhores trabalhadores e TPA’s do país. Sabemos que é um terminal totalmente privado, mas se pudessem abrir uma discussão sobre a utilização da mão de obra local vocês não irão se arrepender”, disse ainda o vereador durante a Audiência Pública.

Confira o pronunciamento completo aqui 👇🏻
https://fb.watch/j0SdhM4Cx7/?mibextid=2Rb1fB

Com informações Com Você Portal