Vídeo de suposto abandono de cachorro, acende alerta das ONGs de proteção animal

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Na última segunda-feira (17), um vídeo circulou nas redes sociais e causou comoção entre os parnanguaras.

Nas imagens, um cãozinho filmado após ser supostamente abandonado aparece correndo atrás dos carros se arriscando em meio ao trânsito intenso da Avenida Ayrton Senna da Silva. Assista aqui 👇🏻https://www.facebook.com/100089362861387/posts/233864792935615/

O caso ganhou repercussão e chegou até às autoridades competentes. “O fato ocorreu pela manhã de segunda-feira, por volta das 8 horas da manhã. A denúncia veio para a ONG no início da tarde, por volta das 14h30. Recebemos a denúncia através da senhora que filmou a situação e imediatamente efetuamos o registro de boletim de ocorrência na Polícia Civil, na ouvidoria da Prefeitura de Paranaguá e também denunciamos no Ministério Público, para que sejam realizadas as investigações por parte das autoridades competentes”, conta Gael Antunes presidente da ONG Amigos Protetores.

O cãozinho das imagens passou a ser procurado pelas voluntárias, mas até o momento não foi localizado.

“As voluntárias estão na região procurando por ele, mas até o momento nenhuma notícia sobre o seu paradeiro”, relata Gael.

Infelizmente, casos como o registrado ontem não são raros em Paranaguá, a ONG recebe denúncias frequentes de abandono e maus-tratos. Recentemente, um carro foi flagrado por câmeras de monitoramento de um imóvel, abandonando uma caixa com gatos na Rua do Cristal, Jardim Ouro Fino. Os filhotes sozinhos e desorientados foram encontrados momentos depois.

“Semanalmente recebemos denúncias por parte dos simpatizantes e protetores da causa animal, sendo elas de abandono, maus-tratos e violência contra os animais. Infelizmente, tem virado rotina esse tipo de abandono na nossa cidade, mas em contrapartida muitos locais hoje possuem câmeras e temos obtido várias provas desses crimes e assim conseguimos encontrar os responsáveis e responsabiliza-los”, destaca o presidente.

Vale lembrar que tanto a violência contra os animais como o abandono, são crimes previstos em lei.

“A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, o cidadão que comete esse crime será punido com dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda. A pena por esse tipo de crime vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos”, explica Gael Antunes.

Denunciar faz toda a diferença. “Todo cidadão pode efetuar as denúncias por telefone ou on-line pelos sites dos órgãos competentes. Os telefones para denúncia são: Policia Civil: (41) 3420-3600, Guarda Municipal: (41) 3420-6170  ou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone: (41) 3721-1780″, completa o presidente.

Links para Denúncia:

https://site.mppr.mp.br/atendimento/Pagina/MP-Atende-Formulario

https://www1.delegaciaeletronica.pr.gov.br/delegaciaeletronica/formulario.do?action=salvar

https://paranagua.atende.net/autoatendimento/servicos/ouvidoria-municipal/detalhar/1

ONG Amigos Protetores

A ONG Amigos Protetores de proteção animal e ambiental, foi fundada em 2010 por amigos que são ativistas da causa animal e ambiental.

Ela é pioneira nos projetos de castração, castrando nesses anos mais de 10 mil animais nas clínicas conveniadas. Também é percursora de projetos como educação ambiental e animal nas escolas municipais e estaduais, além de ministrar palestras nas faculdades da cidade. A ONG realiza ainda feiras de adoção frequentemente, atua nos resgates e atende denúncias de maus-tratos aos animais e meio ambiente.

Através da instituição, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta com a gestão municipal, proporcionando hoje na cidade, a castração gratuita dos animais cujos tutores são pessoas de baixa renda.

“Sem ajuda, nós não poderemos continuar! Colabore com qualquer valor através da chave PIX CNPJ: 18585493000134“, Associação Amigos Protetores.